sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Um dos três bandidos que assaltaram Igreja de Sant’Ana é preso

A expectativa é que os outros dois sejam capturados até o fim do dia

POR BARTOLOMEU BRITO, RIO DE JANEIRO

Rio - Um dos três bandidos que fizeram reféns sete pessoas, entre elas um padre de 80 anos, durante uma hora, quinta-feira, na Igreja de Sant’Ana, na Rua Professor Clementino Fraga, no Centro, foi preso na manhã desta sexta-feira por equipe de policiais da 6ª DP (Cidade Nova).

O assaltante está prestando depoimento à delegada Monique Vidal e será apresentado às 14h na unidade. Outras equipes de policiais estão na região à procura dos outros dois envolvidos no assalto. A expectativa é que eles sejam presos ainda hoje.

Foto: João Laet / Agência O Dia

Padre de 80 anos esteve na delefacia nesta sexta-feira para tentar fazer reconhecimento dos assaltantes por fotos | Foto: João Laet / Agência O Dia

A igreja fica a cem metros de uma delegacia e de uma unidade da Polícia Militar. As vítimas almoçavam na cozinha da casa paroquial, por volta do meio-dia, quando foram surpreendidas por três homens armados com pistolas. Eles obrigaram o grupo a ir para um quarto, onde ficaram trancados, e reviram os cômodos em busca de joias e dinheiro. O trio conseguiu fugir.

Do pároco Egídio Doldi, foram levados R$ 1 mil da aposentadoria, sacados minutos antes numa agência bancária, e o laptop. “Conversei bastante com o assaltante que ficou vigiando a gente.

Ele pediu desculpas e disse: ‘Padre, o senhor sabe como que é, né! Não tenho outra alternativa’. Eu disse: ‘Amém!’. Não me incomodei. Isso virou rotina na nossa cidade”, contou o pároco, que afirmou que o líder do bando tinha entre 45 e 50 anos. Com o padre, estavam a cozinheira, três crianças e duas fiéis.

Ao estranhar a movimentação na casa, o padre Nelson Rabello, de 90 anos, resolveu voltar para o pátio da igreja, para que alguém chamasse a polícia. No momento em que chegaram policiais do 1º BPM (Estácio) — que fica a uma quadra do local —, houve tensão.

Armados, os PMs cercaram o prédio e depois entraram. Imaginando que os bandidos ainda estivessem lá dentro, pediram que todos os fieis saíssem rapidamente para a rua. Depois de vasculharem todo o templo, libertaram os reféns que estavam trancados. Todos foram levados para a 6ª DP (Cidade Nova), para prestar depoimento.
Fieis contam histórias de violência

Fieis da igreja de Sant’Ana reclamam que assaltantes na região são constantes. Segundo eles, nem mesmo o fato de a paróquia ficar próxima a unidades policiais impede que as pessoas sejam rendidas à luz do dia.
“Fiquei chocada. Há duas semanas, tinha acabado de deixar a missa quando dois homens com facas me mandaram entregar tudo que tinha”, contou a auxiliar de serviços gerais Carla Mariana Ribeiro, 35 anos. A Polícia Militar disse que vai reforçar o policiamento nos arredores da igreja.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário