quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Alerj aprova projeto de lei que prevê câmeras em carros da polícia

Projeto precisa ser sancionado pelo governador Sérgio Cabral.
Proposta diz que câmeras devem ser instaladas em novos carros.

Do G1, no Rio

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (26) um projeto de lei que prevê a instalação de câmeras em carros da polícia. Para entrar em vigor, o projeto ainda precisa ser sancionado pelo governador Sérgio Cabral.
A proposta, do deputado Gilberto Palmares (PT), diz que o Poder Executivo deverá instalar câmeras de vídeo nos veículos que forem adquiridos para as áreas de Segurança e Defesa Civil no estado.

A adaptação dos carros já existentes poderá ser gradativa. "A existência de câmeras nas viaturas policiais é uma realidade em muitos países por oferecer segurança aos profissionais e, ainda, por auxiliar na solução de casos onde haja a necessidade de se verificar sua atuação", explicou.

A proposta, que terá o prazo de 15 dias úteis para ser sancionada ou vetada, determina que as câmeras ou microcâmeras estejam integradas ao sistema de comunicação central dos órgãos de Segurança Pública e Defesa Civil e estabelece o arquivamento das imagens pelo prazo mínimo de dois anos. Elas poderão ser utilizadas para atender a demanda judicial e administrativa.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário