segunda-feira, 31 de agosto de 2009

PM muda horários e amplia rotina de revistas a ônibus na Av. Brasil

Internautas relatam rotina de roubos a coletivos. Batalhões são acionados para aumentar fiscalização na faixa seletiva

Rio - A Polícia Militar implementou mudanças no policiamento ostensivo que patrulha a Avenida Brasil, depois que  dezenas de internautas reclamaram dos assaltos a ônibus expressos, principalmente a linha 1136 (Castelo X Campo Grande).

O Comando do Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE), através do coronel Aristeu Leonardo Tavares, informou que a fiscalização feita pelo PTOU (Policiamento Transportado em Ônibus Urbano) terá participação mais efetiva de batalhões de área.

Os agentes darão atenção especial aos coletivos que trafegam pela faixa seletiva, em horários de maior incidência de roubos denunciados também pelos leitores a O Dia Online, através do Conexão Leitor.

"Em face das reclamações colhidas no periódico digital, o serviço foi aperfeiçoado sendo adequado o horário de incursão aos coletivos que adentram a faixa seletiva, ao horário que, segundo os reclamantes, a incidência de roubo a coletivo é maior. Para tanto, foi realizado um estudo dos dados colhidos no ISP (instituto de Segurança Pública), no que tange ao citado delito, e estes dados confrontados com o que se colheu dos clientes reclamantes na reportagem", afirmou em nota o coronel.

De acordo ainda com o representante da corporação, o problema de roubo a coletivo na faixa seletiva é "um desafio à unidade que já está sendo vencido, mesmo sendo a faixa seletiva da Av. Brasil um local onde a abordagem é dificultada, onde o BPVE toma as devidas precauções para não causar maiores transtornos àqueles que se utilizam da via".

O coronel lembra que o Policiamento Transportado em Ônibus Urbano é composto por três policiais militares, que policiam os pontos de ônibus de maior incidência de roubo a transeunte, e os prováveis locais de fuga dos marginais que roubam coletivos.

Segundo ele no dia 20 de agosto, um dia depois que O Dia Online publicou a matéria no Conexão Leitor, foi feita uma operação de revista aos coletivos na Av. Rio de Janeiro, e aqueles que neles estavam embarcados, a procura de armas e drogas. A partir da denúncia, o BPVE também acionou batalhões próximos, que farão revistas aos coletivos em suas áreas.

"Como há linhas de ônibus que utilizam a faixa seletiva e o embarque e desembarque se dá fora da área de atuação, o BPVE contatou o comando do 5º BPM (Praça Harmonia) que implantará revistas a coletivos, como na Avenida Rodrigues Alves, por exemplo. O mesmo foi solicitado ao 4º BPM (São Cristovão) para que ação semelhante seja feita na Francisco Bicalho no mesmo horário a ser determinado pelo BPVE", afirma o coronel Aristeu Tavares.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário