segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Governo do Rio investiga fuga de detento vestido de mulher

Além de roupas femininas, ele usou peruca e maquiagem.
Seap investiga participação de servidores na fuga.

Do G1, no Rio

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) abriu uma sindicância nesta segunda-feira (31) para investigar a fuga de um detento do Complexo de Segurança Máxima de Bangu, na Zona Oeste do Rio. Segundo a Seap, o detendo deixou o presídio vestido de mulher, usando  peruca e maquiagem.

O resultado da sindicância deve sair em até 30 dias. Os agentes e servidores que trabalharam no dia da fuga estão afastados do setor. O foragido é Vilcir Ferreira da Costa. Ele estava no presídio Plácido de Sá Carvalho e conseguiu escapar no dia 15 de agosto.

De acordo com a Seap, o preso teria aproveitado o dia de visitas para fugir no meio de mulheres que foram visitar outros detentos.

Inspetores sob suspeita

O secretário de Administração Penitenciária, coronel Cesar Rubens Monteiro, não descarta a participação de inspetores na fuga.

“Com certeza houve no mínimo quebra das regras básicas de segurança no que diz respeito à saída dos visitantes das unidades prisionais por parte dos inspetores de serviço”, declarou o secretário.

Imagens mostram fuga

Monteiro disse que vai examinar as imagens captadas pelo sistema de monitoramento e pelas câmeras do Complexo de Bangu para avaliar as circunstâncias da fuga. Com o material, a Seap espera descobrir se houve ajuda de agentes e de outros servidores na fuga.

“É lamentável que isso ocorra, apesar dos esforços que temos feito, investindo pesados recursos na formação e na qualificação dos servidores e ainda em tecnologia de ponta, visando a aperfeiçoar o sistema de segurança das unidades”, declarou o secretário.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário