terça-feira, 25 de agosto de 2009

Justiça manda soltar operário que foi preso no lugar do irmão

Roubo com arma de fogo ocorreu em Florianópolis (SC).
Jaime Augusto diz que, no dia do crime, ele estava no Rio.

Do G1, no Rio, com informações do RJTV

 

Uma juíza de Santa Catarina decidiu, nesta terça-feira (25), libertar o operário Jaime Augusto, que, segundo a Defensoria Pública do Rio, foi preso por engano. Ele estava há 20 dias numa carceragem em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, com outros 440 presos que cometeram crimes como roubo e tráfico de drogas. Jaime foi solto no início da noite.

De acordo com a Defensoria, quem deveria estar na cadeia no lugar dele é o irmão mais velho, José Augusto, preso em março de 2007 por roubo com arma de fogo, na cidade de Rio do Sul (SC).

A juíza informou que assistiu a uma reportagem sobre o caso na TV Globo, na sexta-feira (21), e resolveu soltar o irmão inocente. Na decisão, a ela citou que Jaime não tinha tatuagens ou cicatrizes no corpo, enquanto o homem procurado tinha esses sinais, e as assinaturas feitas pelo criminoso no dia da prisão.

Jaime Augusto, que tem um filho de 12 anos, vai poder provar em liberdade que não foi ele e sim o irmão que cometeu um crime na cidade de Rio do Sul, em Santa Catarina. Ele diz que no dia do crime estava a mais de mil quilômetros de distância, no Rio, trabalhando como operário. 

Provas

Documentos do Ministério Público mostram que o roubo foi no dia 2 de março de 2007, mas a folha de ponto da empresa onde Jaime trabalha comprova que ele estava de serviço nesse dia.

O operário também tem como provar que, no dia da prisão do seu irmão, 9 de março de 2007, ele estava trabalhando.

Confusão

Segundo o Ministério Público, a confusão teria começado quando o irmão foi preso e apresentou o título de eleitor de Jaime, como documento de identidade. Quando foi denunciado, o irmão chegou a assinar o nome verdadeiro: José. Só depois ele corrigiu e escreveu o nome de Jaime 

Foto: Reprodução/TV Globo

Para a família, a situação só seria resolvida quando o irmão foragido se entregar à Justiça (Foto: Reprodução/TV Globo)

No ano passado, o irmão criminoso conseguiu um indulto (benefício), alegando que queria visitar a família e fugiu. Como José tinha apresentado o título de eleitor do irmão inocente, quem passou a ser foragido da Justiça foi Jaime.
Para a família, a situação só seria resolvida quando o irmão foragido se entregar à Justiça. “Se entrega, vem para a sua família, vamos cuidar do seu caso e vem libertar o seu irmão que está preso”, pediu a irmã Renata Bastos ao irmão foragido.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário