Sessenta policiais miltares e bombeiros passaram por instrução especializada de prevenção a riscos, semana passada. Eles fazem parte do quadro de seguranças do governador, da primeira-dama e de seus filhos. O treinamento foi feito na sede do Batalhão de Operações Especiasi (Bope), onde os miltares aprenderam técnicas de defesa pessoal e uso de armas não letais.
Além do Bope, também foi usada a base de Operações Aéreas da Lagoa, para instruções com helicópteros. De acordo com o chefe de instrução da Subsecretaria Militar, major Ricardo Pedrosa, o objetivo é garantir a preparação dos agentes para lidar com situações onde as autoridades corram riscos. "Nosso foco é treinar os seguranças que ainda estão se adaptando ao serviço, ensinando técnicas para imobilizar um possível agressor, sem atacá-lo, evitando riscos ao governador, por exemplo, em casos de protesto ou durante a campanha eleitoral", afirmou.
Entre as técnicas lecionadas, estavam: imobilização e estrangulamento dentro da defesa pessoal, uso de spray de pimenta, granadas de efeito moral e armas de eletrochoque. Ainda de acordo com Pedrosa, as instruções serão realizadas sempre que o governador estiver em viagem fora do País. Também serão ministradas aulas de tiro, primeiros socorros, prevenção a incêndios e salvamento aquático. Em outubro, a subsecretaria promoverá o curso de Proteção de Autoridades, que oferece 25 vagas para policiais militares, bombeiros e funcionários de outras instituições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário