quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Chefe da milícia na Baixada é preso

Sargento da PM comandava quadrilha em São João de Meriti, Queimados e Nova Iguaçu

POR PAULA SARAPU, RIO DE JANEIRO

Rio - A Polícia Civil realiza a operação Descarrilamento contra milícia da Baixada Fluminense. Estão sendo cumpridos mandados de prisão contra 14 pessoas, sendo nove policiais militares. A ação começou às 5h desta quinta-feira em Nova Iguaçu, Queimados e São João Meriti.

Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia

Na foto, Juracy Alves Prudêncio (de casaco), na Polinter, Centro do Rio | Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia

O chefe da quadrilha, o sargento Juracy Alves Prudêncio, o Jura, foi preso em sua casa, no bairro da Palhada, em Nova Iguaçu. Ele está afastado da corporação.

Candidato a vereador pelo município nas últimas eleições, Jura conseguiu quase dez mil votos, que não foram suficientes para a eleição. O sargento teve apoio dos irmãos Natalino José Guimarães e Jerônimo Guimarães Filho, à época deputado estadual e vereador do Rio, acusados de serem líderes da milícia Liga da Justiça.

A milícia intitulada Bonde do Jura cobrava taxas de segurança a moradores e comerciantes de mais de 25 bairros de Nova Iguaçu. O bando também explorava sinal clandestino de TV a cabo, transporte alternativo, venda de botijões de gás e ainda cobravam comissões sobre o aluguel e venda de imóveis, além de controlar a produção de CDs e DVDs piratas na região.

Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia

Movimentação da polícia no bairro Palhada, em Nova Iguaçu | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia

Segundo o chefe do serviço de inteligência da Draco, Jorge Gerhard, o grupo é suspeito de cometer cerca de cem homicídios na Baixada Fluminense. 

Cerca de 70 agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) participam da operação, com o apoio de policiais da 58ª DP (Posse) e da 3ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM).

Eles cumprem ainda 16 mandados de busca e apreensão. Nove pessoas já foram presas, sendo sete PMs. Entre os presos estão os soldados do 3º BPM (Méier) Eduardo Cardono Livramento, o Dudu, e Marcelo Anderson Loureiro, o Marcelinho Trololó; e o cabo César Sisnande dos Santos, do 39º BPM (Belford Roxo).

Um dos integrantes do Bonde do Jura conseguiu escapar dos agentes da Draco, depois de troca de tiros. Por volta das 6h, os policiais chegaram à casa de Ubiraci Araújo da Fonseca, o Bira, na Rua Fernando Borges 73, no bairro Cacuia, em Nova Iguaçu, e o suspeito reagiu. Armado, ele efetuou vários disparos e conseguiu escapar pelos fundos da casa.

Os presos e o material apreendido estão sendo levados para a Draco. A apresentação será às 16h.

O DIA ONLINE - RIO

2 comentários:

  1. Que pena que prenderem só o "Jura" esse pelo menos "trabalhava" limpando geral deveriam prender vários outros policiais das Delegacias 56 e 58 DP, como Inspetor Antunes e outros que se fazem de vitima e cometeram e cometem crimes com esses e aqueles bandos sempre!

    Sou Barbara Santos Policial Civil a dez anos, nunca colei com esses camaradas, porém estão colocando na conta do cara crime cometido por policiais que estavam na operação prendendo o cara, parece piada é ridículo!

    ResponderExcluir
  2. Que pena que prenderem só o "Jura" esse pelo menos "trabalhava" limpando geral deveriam prender vários outros policiais das Delegacias 56 e 58 DP, como Inspetor Antunes e outros que se fazem de vitima e cometeram e cometem crimes com esses e aqueles bandos sempre!

    Sou Bárbara Santos Policial Civil a dez anos, nunca colei com esses camaradas, porém estão colocando na conta do cara crime cometido por policiais que estavam na operação prendendo o próprio , parece piada é ridículo!

    ResponderExcluir