sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Mutirão vai realizar mais de cem cirurgias gratuitas de lábio leporino no Rio

Operação Sorriso reúne profissionais de saúde voluntários.
Triagem está sendo feita no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.

Do G1, no Rio

Foto: Divulgação

O mutirão ocorre até o dia 14 no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (Foto: Divulgação)

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), será sede até a próxima sexta-feira (14) da Operação Sorriso do Brasil, que reúne profissionais voluntários para realizar um mutirão de cirurgias gratuitas de lábio leporino. A expectativa é que mais de cem operações sejam realizadas no hospital.

Após uma triagem – realizada na última quinta (6) e nesta sexta (7) – a equipe médica selecionará quem passará pelas cirurgias, que serão realizadas em cinco salas de cirurgia do hospital, de segunda (10) a sexta (14). Só no primeiro dia, houve mais de 250 inscrições. A lista dos selecionados deve ser divulgada neste sábado (8).

Uma equipe médica multidisciplinar composta por mais de 50 profissionais de saúde - que são voluntários de diversas regiões do Brasil e do mundo - atenderá os pacientes. Segundo a assessoria de imprensa da entidade, o time de profissionais inclui cirurgiões plásticos, enfermeiros, psicólogos, ortodontistas, fonoaudiólogos, clínicos gerais, pediatras e geneticistas.

As fissuras labiopalatinas são anomalias que podem ser detectadas entre a quarta e a décima segunda semana de gestação e que, segundo a OMS, são as principais responsáveis, entre as deformidades faciais, por evasão escolar e desemprego no mundo.

Em 27 anos, 135 mil pessoas operadas

O cirurgião plástico do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho Diogo Franco, voluntário da Operação Sorriso há nove anos, explica que na cirurgia são liberadas as estruturas anatômicas que estão fora de posição. Em seguida, elas são posicionadas para que fiquem numa situação natural e para que desenvolvam sua função adequadamente.

“O projeto representa, muitas vezes, a única possibilidade de uma criança carente obter um tratamento mínimo disponibilizado por uma equipe altamente qualificada”, afirma.

A Operação Sorriso do Brasil é uma instituição médica sem fins lucrativos, que está no país desde 1997. Em 27 anos de trabalho, segundo informações de sua assessoria de imprensa, 135 mil pessoas já foram operadas. Mais informações pelo telefone (21) 7152-3855.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário