sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Peças que teriam sido roubadas de carro por PMs são achadas em outro veículo

Policiais militares são suspeitos de retirar peças.
Veículo teria sido usado em assaltos pela Zona Sul.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

 

As peças automotivas que teriam sido retiradas por policiais militares de um carro que teria sido usado em práticas criminosas foram encontradas em um outro veículo, do mesmo modelo, nesta sexta-feira (14).

As peças foram encontradas já instaladas no outro carro. Segundo a Polícia Civil, uma testemunha viu quando um policial militar abandonou o veículo perto de um posto de gasolina.

PMs suspeitos

Um sargento com 24 anos de polícia e um cabo, há 12 anos na PM estão presos no Batalhão Prisional, em Benfica, suspeitos de terem roubado as peças de um carro recuperado. O crime é de peculato – roubo cometido por servidores públicos – e pode dar de dois a 12 anos de prisão.

A principal prova de que os PMs teriam mexido no carro são as imagens que mostram eles abrindo o porta-malas e retirando objetos. Depois, o carro é levado para outro lugar, seguido por uma patrulha.

Segundo testemunhas, o veículo foi abandonado por criminosos na Rua Pinheiro Guimarães, em perfeito estado. Quase duas horas depois, quando a Polícia Civil foi acionada pelos PMs, o veículo estava mais de um quarteirão à frente, completamente depenado. A região tem dezenas de oficinas mecânicas.

Investigadores descobriram pelos dados do GPS da patrulha que os policiais militares estiveram em uma dessas oficinas. Mas as peças não foram encontradas. No carro, os peritos recolheram dez impressões digitais. E os investigadores querem saber se elas são de mecânicos, criminosos ou dos próprios PMs.

Os acusados disseram que o material foi roubado pelos criminosos e que só tiraram o carro do lugar para não atrapalhar o trânsito.

Desvio de conduta

Somente em 2009, de janeiro a julho, 132 policiais militares foram excluídos da corporação por desvio de conduta. Em 2008, foram 221. Atualmente 189 policiais respondem a processos e estão presos no BEP.

A PM informou que desde julho, quando o comandante-geral Mário Sérgio Duarte assumiu a corporação, está sendo feita uma revisão em várias estruturas da PM, inclusive na corregedoria interna. E acrescentou que todos os casos de desvio de conduta estão sendo apurados.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário