quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Marina Silva anuncia saída do PT em Brasília

Brasília - A senadora Marina Silva anunciou nesta quarta-feira em Brasília sua saída do PT.

A ex-ministra do Meio Ambiente não afirmou que irá ser candidata pela legenda à Presidência da República em 2010 pelo PV, que a convidou para a corrida presidencial, nem que se filiará ao partido. Marina ligou mais cedo para o presidente do PT, Ricardo Berzoini, para comunicar a saída.

Marina Silva não comunicou filiação ao PV. Foto divulgação

"Não significa com isso que estou rompendo com as pessoas do partido", disse a senadora. Marina falou também que iria comunicar apenas a saída do PT, pois não queria anunciar oficialmente nada relacionado ao PV antes de se desfiliar.

"Cheguei à conclusão de algo muito semelhante ao que fiz a mais ou menos 30 anos atrás, quando decidi aos 16 anos sair da minha casa (...) naquele momento tive um sonho, de cuidar da saúde e estudar (...) e fui para Rio Branco, uma decisão difícil (...) eu recorro à essa história para dar a dimensão do que significa a dimensão de me desligar do Partido dos Trabalhadores depois de 30 anos de uma trajetória de trabalho, de construção, etc", comunicou.
Presidência
Marina Silva já havia manifestado anteriormente que desvincula a possibilidade de condicionar sua filiação ao PV a uma candidatura à Presidência em 2010. A senadora havia dito, em outros momentos, que não iria subordinar a decisão de trocar de partido à corrida presidencial.

A senadora já havia dito ainda que não existe voto a ser dividido entre ela, se for candidata, e a ministra-chefe da Cada Civil, Dilma Rousseff, que deve disputar as eleições presidenciais em 2010 pelo PT.

O cantor e compositor Gilberto Gil afirmou ao jornal Folha de S.Paulo na segunda-feira que, se for convidado, pode aceitar ser vice na eventual candidatura da ex-ministra à Presidência da República pelo PV. Gil disse, porém, que ainda não houve convite por parte de Marina, mas que os dois devem conversar pessoalmente sobre o assunto.

Marina Silva trabalhou durante alguns anos ao lado do líder seringueiro Chico Mendes, morto em 1988, pelo desenvolvimento da região amazônica. Em 1985 se filiou ao PT e em 1988 foi eleita vereadora em Rio Branco.

Dois anos depois chegou ao cargo de deputada estadual. Em 1994, foi eleita a senadora mais jovem da história, com 36 anos. Em 2002 conquistou segundo mandato no Senado, mas deixou para assumir o Ministério do Meio Ambiente. Em maio de 2008, deixou de ser ministra por desavença com o Planalto e voltou ao congresso.

As informações são do Terra

O DIA ONLINE - BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário