quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Polícia mata um bandido, apreende carros, motos e armas na favela da Coreia

Agentes fazem ação na favela em busca de paiol de armas do traficante Matemático. Viatura clonada da civil é apreendida

POR BARTOLOMEU BRITO, RIO DE JANEIRO

Rio - Cerca de 150 homens da Polícia Civil realizam uma grande operação na favela da Coreia, em Senador Camará, Zona Oeste do Rio, na nesta quinta-feira. O clima foi de muita tensão na comunidade. Alguns agentes também fazem incursões na favela Vila Aliança, em Bangu, Zona Oeste.
O objetivo da ação era encontrar um paiol de armas do traficante Márcio José Sabino Pereira, o Matemático, chefe do complexo de favelas de Senador Camará, e membro da facção Terceiro Comando Puro (TCP). Na ação, a Polícia apreendeu seis carros, 22 motocicletas e uma granada.

Foto: Reprodução do site 'Daily Mail'

Moradores discutem com policiais durante operação que resultou na morte de um bandido menor de idade | Foto: Severino Silva / Agência O Dia

A operação foi deflagrada em decorrência da prisão de Patrícia Fernandes Campos de Oliveira, a Morena do Pó, capturada, na quarta-feira, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, por agentes da Coordenadoria de Inteligência Policial (Cinpol). Patrícia era a 'matuta' das facções Terceiro Comando Puro (TCP) e Amigos Dos Amigos (ADA). A mulher foi condenada por tráfico internacional de drogas em 1994 e estava foragida da Justiça desde dezembro de 2008.

Após intensa troca de tiros com bandidos, seis homens foram detidos e um adolescente morreu. O falecido foi identificado como Fabiano Nascimento Duarte, de 16 anos. Ele estava escondido em uma mata quando atirou nos policiais, quase atingindo um agente identificado apenas como Fábio. Os policiais trocaram tiros e Fabiano foi morto.
Moradores atacam a polícia e imprensa. Viatura clonada da Civil apreendida

Amigos e parentes de Fabiano ficaram revoltados. Alegaram que o menor não tinha envolvimento com o tráfico. Uma mulher, que seria a mãe do jovem, chegou a desmaiar. De acordo com o delegado Marcos Vinícius Braga, titular da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD), Fabiano já havia sido condenado por assalto a mão armada e ficou preso por 40 dias, sendo solto no dia 30 de julho.

Muito exaltados, os manifestantes tentaram atacar carros da imprensa e da polícia com paus e pedras. Policiais em helicópteros tentaram afastar o grupo e foram atacados por bandidos. Houve novo confronto e as pessoas tiveram que se proteger atrás de uma Igreja Batista.

Dentro da Coreia, os policiais apreenderam uma viatura, de cor branca, descaracterizada da Polícia Civil. O veículo tinha até sirene. O delegado informou também que a operação não tem hora para acabar. Agentes de cinco delegacias especializadas, da Cordenadoria de Recursos Especiais (Core) e dois helicópteros participam da ação.
Chefe do tráfico morto
Um dos traficantes mais procurados do Rio, Luiz Claudio Cândido, o Claudinho Nonô, foi morto nesta quarta-feira, durante operação do 14º BPM (Bangu) na favela da Coreia. Além da Coreia, ele era chefe das bocas de fumo das favelas do Rebu e Taquaral.
Com ele, havia fuzil HK, de calibre 5.56. Outro criminoso, ainda não identificado e que estava com pistola de fabricação tcheca calibre 9 mm, também foi morto. Moradores da favela tentaram atear fogo em ônibus que passava pela região, mas foram impedidos pelos PM.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário