domingo, 9 de agosto de 2009

Polícia prende em flagrante 16 baloeiros na Baía de Guanabara

Grupo foi preso ao tentar resgatar balões que caíram no mar.
Pena para quem solta balões pode chegar a 3 anos de prisão.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

 

Policiais militares do Batalhão Florestal prenderam em flagrante, neste domingo (9), 16 baloeiros que tentavam recuperar balões que caíram na Baía de Guanabara. Segundo a PM, os suspeitos foram presos em alto-mar durante operação conjunta com o Grupamento Aeromarítmo (Gam).
A ação foi realizada com a ajuda de informações colhidas através do Disque-Denúncia. Um helicóptero e duas lanchas da Polícia Militar foram usados para localizar os baloeiros. De acordo com a polícia, os suspeitos estavam em três barcos com seis balões. Uma das embarcações foi encontrada debaixo do vão central da Ponte Rio-Niterói.
Com os suspeitos, os policiais apreenderam, além dos seis balões, os três barcos, bandeiras e varas usadas para recuperar os artefatos. O material foi encaminhado para a base do Gam, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

Os 16 presos foram levados para a 78ª DP (Fonseca), onde o caso foi registrado. Segundo a Polícia Civil, todos vão responder por crime ambiental.

Apreensão em São Gonçalo

Policiais militares também apreenderam dois balões durante uma operação neste domingo, em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Segundo a PM, o material foi localizado dentro de um terreno abandonado no bairro Santa Isabel. Ninguém foi preso.

De acordo com o Batalhão Florestal, quando os policiais chegaram ao local o balão já estava subindo, mas os militares conseguiram impedir que ele mantivesse o voo. Além dos balões, os policiais recolheram maçaricos e botijões de gás.
A polícia alerta que soltar balões atrapalha o tráfego aéreo e pode causar incêndios.

Flagrante

A operação da PM aconteceu um dia após um repórter cinematográfico do RJTV flagrar a ação de baloeiros no Costão da Avenida Niemeyer, em São Conrado, na Zona Sul. As imagens mostram o grupo tentando resgatar um balão que caiu no mar, apesar da prática ser proibida.

Ainda segundo as imagens, os baloeiros escondem o balão após tirarem o ar de dentro dele. Em seguida, eles fogem em direção ao bairro de São Conrado. A pena para quem solta balões pode chegar a três anos de prisão.

Na sexta-feira (7), policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) apreenderam 30 balões numa casa no bairro de Campinho, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Um homem foi detido e vai responder por crime ambiental.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário