quinta-feira, 11 de março de 2010

Delegado atribui bom resultado da 23ª DP ao ‘espírito de equipe’

Delegacia no subúrbio do Rio foi eleita a melhor do país.
Luiz Archimedes diz que faz reuniões semanais com policiais.

Aluizio Freire Do G1, no Rio

Foto: Divulgação/PCRJ

A delegacia do Méier ganhou o título pela segunda vez  (Foto: Divulgação/PCRJ)

O delegado Luiz Archimedes, titular da 23ª DP (Méier), no subúrbio do Rio, atribui ao “espírito de equipe” o desempenho de sua delegacia, classificada em primeiro lugar numa pesquisa coordenada pela Altus – uma aliança de centros acadêmicos e organizações não-governamentais.

“Esse resultado é o reflexo do comprometimento dos profissionais. A maioria trabalha comigo há 12 anos. Estou há 13 anos nessa mesma delegacia, depois de passar por várias outras em 40 anos de polícia. Para manter essa sintonia, fazemos reuniões semanais e convidamos lideranças comunitárias para participarem”, disse, nesta quinta-feira (11), comemorando.

A delegacia do Méier liderou o ranking de melhor do país em estudo que levou em conta a avaliação de usuários do serviço. A pesquisa foi realizada pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes, em parceria com instituições de pesquisa, ONGs e associações da sociedade civil dos estados.

Foram avaliados os estados de São Paulo, Rio, Minas, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Ceará, Pará e Goiás. Em segundo lugar ficou a 2º DP de Porto Alegre (RS), seguido pelo 37º DP de São Paulo (Campo Limpo).

Vitória pela segunda vez

A 23ª DP ganhou o título por ser considerada uma unidade que possui condições materiais excepcionais, é limpa, organizada, além de ser construída e mantida de acordo com as regras mínimas para o tratamento do preso provisório. É a segunda vez que a delegacia lidera o ranking. A primeira foi em 2007.

O delegado ressalta ainda que, além da obrigação de manter a delegacia em boas condições de trabalho, é fundamental atender bem aos usuários. “A pessoa chega aqui com um problema, se for mal atendida vai sair muito mais frustrada e com um problema a mais. Por isso, primamos pelo bom atendimento”, ensina.

De acordo com a pesquisa da Altus, apenas Brasília e Rio têm unidades consideradas adequadas no país. O estudo avaliou serviços de 235 delegacias de polícia de nove Estados. Pelo menos 440 pessoas, divididas em grupo de cinco, responderam aos formulários distribuídos em cada unidade.

O estudo também avaliou 1.014 delegacias de outros 18 países, no período de 26 a 30 de outubro de 2009. Essa é a terceira edição da pesquisa, realizada também em 2001 e 2007.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário