domingo, 28 de março de 2010

Quatro UPPs expulsas em cinco anos

Fernando Torres

BATALHÃO DOS EXCLUÍDOS

A Polícia Militar excluiu 1.115 servidores de seu quadro, nos últimos cinco anos. É o equivalente ao efetivo de quatro Unidades de Polícia Pacificadora (UPP).

Levantamento da Corregedoria Interna, ao qual o EXTRA teve acesso com exclusividade, revela o cenário das expulsões, de 2005 a 2009, e o ranking das unidades com o maior número de agentes colocados para fora da corporação.

O Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq), com 102 expulsões, está no topo da lista, seguido pelo Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE), com 57, e o 22ºBPM (Maré), com 53 policiais.

O ano passado registrou o recorde da série histórica (veja quadro acima). Sob a gestão do atual secretário Estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, foram expulsos 300 policiais. Cerca de 50% do total entraram com recurso na Justiça para tentar a reintegração.

Os dois anos com menor quantidade de policiais excluídos, 2003 e 2004, foram os primeiros do governo de Rosinha Matheus. Neste período, ocuparam o cargo de secretário de Segurança o coronel PM Josias Quintal, o ex-governador Anthony Garotinho e o delegado da Polícia Federal Marcelo Itagiba, atualmente, deputado federal pelo PSDB.

Ao mesmo tempo em que as estatísticas de autos de resistência — morte em confrontos com supostos bandidos — ultrapassam os 5.300 casos, o homicídio se tornou o principal motivo dos processos administrativos que resultaram na pena máxima. Logo depois, vem a concussão, que é o uso o cargo para tirar alguma vantagem.

Caso de Polícia: Extra Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário