quinta-feira, 18 de março de 2010

PM da UPP do Pavão-Pavãozinho é preso tentando arrombar caixa eletrônico em Niterói

POR MARCO ANTONIO CANOSA

Rio - Um policial militar lotado na Unidade de Polícia Pacificadora do Morro Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, foi preso em flagrante quando tentava, com outros três comparsas, roubar o caixa eletrônico de um banco, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, na madrugada desta quinta-feira.

Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

Leonardo da Cruz Cortez (casaco escuro) e seus comparsas presos em flagrante | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

Leonardo da Cruz Cortez, 27 anos, está na Polícia Militar há nove meses e ainda não tem o direito de usar arma, segundo observação anotada em sua carteira funcional. O ataque aconteceu a cerca de 200 metros de uma cabine da PM.

A partir da esquerda, Herivelto Vieira, Nilton Cordeiro , Felipe dos Santos e o soldado Leonardo da Cruz Cortez. FOTO: Celso Meira / Agência O Globo

Leonardo da Cruz Cortez (casaco escuro) e seus comparsas presos em flagrante | Foto: Celso Meira / Agência O Globo

Escalado no time de militares responsáveis por ajudar a manter a paz na comunidade do morro Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul do Rio, o soldado da polícia militar Leonardo da Cruz Cortez, 27 anos, foi preso em flagrante, na madrugada desta quinta-feira, ao tentar roubar uma agência do Banco Itaú, no Ingá, em Niterói. 

O soldado, lotado no 19ºBPM (Copacabana), e outros três comparsas foram surpreendidos pela PM após o alarme da agência ser acionado. Além de Leonardo (o último na foto, da esquerda para a direita), foram presos Nilton Cordeiro, 22; Elivelton Vieira, 33; e Felipe Santos, 26, que estava em liberdade condicional por roubo.

O documentodo soldado preso em flagrante

Ao ouvirem o alarme, moradores chamaram a polícia, que chegou a tempo de capturar os criminosos. Leonardo e Nilton tentaram fugir a pé, mas foram presos nas imediações. Felipe e Elivelton foram detidos no interior da agência. Com o bando foram apreendidos maçarico, botijão, chaves de fenda, luvas, além de caixas de isopor para encobrir as câmeras da agência. A polícia apreendeu um Polo, que seria do policial militar. No veículo foram encontrados equipamentos que seriam usados para abrir os caxa-eletrônicos.

Ao perceberem que os bandidos estavam no caixa eletrônico, os PMs cercaram a agência e prenderam dois deles. O PM  e outro comparsa, que estavam no carro, pegando mais ferramentas, saíram correndo. Reforços foram acionados e os dois também acabaram cercados e presos. Além de Leonardo, faziam parte do bando Elivelton Vieira, 33, Nilton Cordeiro e Felipe Santos, 26, que estava em liberdade condicional depois de cumprir parte de pena por roubo.

Segundo a polícia, ataques deste tipo são raros em Niterói e o fato dos bandidos serem do Rio não indica uma migração de criminosos para Niterói.

"Esse tipo de roubo não é comum e não existe esse negócio de migração. Foi um ataque eventual e a PM estava a postos para impedir o sucesso dos bandidos", revelou o tenente Bruno Andrade.

Os policiais que participaram da prisão do bando estavam revoltados pelo fato de um deles ser da PM. "Ele não é policial. É um bandido de farda e, provavelmente, já fazia esse tipo de coisa antes de entrar na PM", disse o tenente.

Dentro da agência bancária os policiais encontraram maçarico, botijão de gás e outras ferramentas usadas para arrombar caixa eletrônico. No carro do PM, estacionado em uma rua próxima próxima, também foram encontrados outro botijão de gás e ferramentas. O PM não estava armado. Ele é morador de Guadalupe, onde também moram Elivelton e Felipe. Já Nilton é morador do Flamengo, na Zona Sul do Rio. Os bandidos foram levados para a 78ª DP (Fonseca).

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário