terça-feira, 23 de março de 2010

Um dia após a ocupação, Bope apreende armas e drogas na Providência

Rio - Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) realizaram, nesta terça-feria, a primeira apreensão no Morro da Providência após o início da ocupação iniciada na segunda-feira.

Durante a ação, foi recolhida grande quantidade de munição para diversos calibres - fuzil, escopeta, pistola e até ponto 50 (metralhadora antiaérea) -, duas granadas, uma bomba caseira, uma pistola e material para embalar e pesar drogas. Ninguém foi preso.

A ocupação

Foto: Paulo Araujo / Agência O Dia

Policiais do Bope fazem a contagem da munição apreendida na favela | Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia

Na segunda-feira, a polícia começou a ocupar a favela, a primeira da cidade, que começou a se formar no fim do século 19. O Morro da Providência, no Centro, abrigará a sétima Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

De acordo com a Secretaria de Segurança, a escolha da localidade se deveu à localização da Providência: encravada numa região por onde circulam 600 mil pessoas por dia e vizinha da Zona Portuária, vitrine dos governos municipal, estadual e federal. A operação causou surpresa.

Por volta das 8h30, 335 homens dos batalhões de Operações Especiais (Bope) e de Choque e do Grupamento de Policiamento em Áreas Especiais (Gpae) da Providência tomaram as ruas e becos da comunidade, sem disparar nenhum tiro.

O horário foi escolhido para evitar confronto na entrada ou saída de estudantes nas escolas.

A ocupação trouxe alívio para os moradores. Para quem esperou por 50 anos o fim do domínio do tráfico de drogas, a subida da polícia foi comemorada.

“Até que enfim chegou a nossa vez. Sei que tudo está às mil maravilhas nas comunidades onde colocaram estas UPPs. Poderemos andar nas ruas e dormir sem ouvir tiros. Acho que agora vou ser feliz”, disse a costureira R., 70 anos.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário