sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Bope utiliza seus 'Transformers' pela primeira vez na Favela do Rebu

Britadeira sofre avaria ao tentar furar pedras. Objetivo era livrar as comunidades das barricadas dos bandidos

POR BARTOLOMEU BRITO, RIO DE JANEIRO

Rio - O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) usou pela primeira vez, na tarde desta nesta sexta-feira, os novos equipamentos, conhecidos como "Transformers”, durante operação conjunta com o 14º BPM (Bangu), na Favela do Rebu, no bairro do Jabour, na Zona Oeste.

Cerca de 50 homens do Bope e uma equipe de intervenção tática da PM participaram da incursão que teve como objetivo destruir as barricadas do tráfico de drogas ou qualquer outro obstáculo que atrapalhasse as ações policiais na localidade. Uma retroescavadeira e uma pá mecânica auxiliaram os trabalhos.

Foto: Severino Silva / Agência O Dia

Um dos equipamentos do Bope, conhecidos como 'Transformers', utiliza uma espécie de broca para fragmentar pedras que serviam de barreiras do tráfico no Rebu | Foto: Severino Silva / Agência O Dia

O trabalho da PM começou pela rua Arlindo Cardoso, que estava totalmente obstruída com grandes manilhas preenchidas com concreto. Na calçada, os traficantes colocaram uma pedra enorme. Uma das manilhas tinha a frase "Jesus te ama além dos seus erros" escrita na lateral.

Para a operação, uma base da Polícia Militar foi montada no destacamento da corporação no bairro do Jabour.

Um carro blindado (caveirão) dá apoio. Uma central de clandestina de TV por assinatura, conhecida como 'Gatonet', foi estourada na Travessa 42, casa 17.

Dentro da residência estava Vanessa Campos dos Santos, de 25 anos, que acabou presa. Com ela, 20 fichas de clientes e todo o material foram apreendidos.

A segunda parte dos trabalhos foi realizada na Rua Beira-Rio. Lá os policiais destruíram pedras gigantescas com o auxílio de uma britadeira equipada na retroescavadeira dos Transformers.

Na terceira etapa, realizada na Estrada de Olaria, a ponteira usada para fragmentar as pedras quebrou e os policiais precisaram utilizar as mãos para concluir o trabalho. A máquina continuou a trabalhar normalmente, pois exerce outras funções.

Na operação na Favela do Rebu foram apreendidos grande quantidade de maconha, 200 mil saquinhos para embalar cocaína, um casaco do Exército, dezenas de carregadores de celulares e Nextel, três facas e um alicate de pressão. Um homem, que não teve a identidade revelada, foi baleado.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário