segunda-feira, 1 de março de 2010

PM apreende maconha, crack, ecstasy e recupera motos em operação no Jacarezinho e Manguinhos

Rio - Cerca de 150 policiais militares estiveram, nesta segunda-feira, fazendo uma operação nas Favelas do Jacarezinho e Manguinhos, na Zona Norte do Rio. Dentro da comunidade, os PMs apreenderam 4kg de maconha, além de crack, ecstasy e uma balança de precisão. Além disso, 25 motocicletas roubadas foram recuperadas.

Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia

Droga e munição encontrada em operação no Jacarezinho e Manguinhos | Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia

Na chegada dos policiais houve troca de tiros e o comércio local foi fechado. Ninguém ficou ferido. Na última quinta-feira, o Grupamento de Ações Táticas do 3º BPM (Méier) fez operações nas comunidades, também para reprimir a ação de traficantes que agem livremente na região. Durante a ação, os policiais militares prenderam um homem que portava drogas em uma mochila e houve tiroteio.

Em três operações feitas nestas favelas ano passado, agentes recuperaram mais de 100 veículos roubados. Em 2009, foram registrados 852 roubos na região. Para despistar a polícia, os traficantes atacam em locais distantes de Manguinhos, principalmente em bairros das zonas Sul, Norte e Baixada.

Cidade da Polícia: arma contra as atividades criminosas na região

A construção da Cidade da Polícia está próxima de se tornar realidade e pode vir a beneficiar 120 mil pessoas que vivem às margens e nestas comunidades. Também na última quinta-feira, o capitão e porta-voz da Polícia Militar, Ivan Blaz, afirmou que o policiamento ostensivo vai continuar, mas atividades criminosas na região só serão extintas a partir de maio, quando a nova sede de todas as delegacias especializadas ficará pronta.

Conforme antecipou O DIA, autoridades já detalham um plano estratégico para a retomada do território localizado entre a Avenida Don Hélder Câmara e dos Democráticos, que atualmente é dominada por traficantes e viciados. O controle exercido pelos criminosos de Manguinhos e Jacarezinho têm prazo de validade, garantem os responsáveis pelo plano.

Não haverá ocupação das favelas, como acontece onde as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) foram instaladas. O plano da Polícia Civil é atacar primeiro a favela que abriga as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que é menor do que o Jacarezinho.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário