domingo, 16 de janeiro de 2011

Chuva forte deixa Nova Friburgo em alerta

Rio - Voltou a chover forte em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, na tarde deste domingo. Uma barreira caiu na RJ-130, estrada que liga a cidade a Teresópolis, deixando a rodovia em mão única na altura de Córrego Dantas, em Friburgo.

A Defesa civil municipal está pedindo através de comunicados nas rádios e TVs locais para que as pessoas fiquem em áreas seguras e não saiam. Os locais recomendados são o centro da cidade, o bairro de Olaria e os abrigos.

Ainda pode chover forte na Região Serrana do Rio, pelo menos até quarta-feira. Segundo o Climatempo, a formação de nuvens carregadas pode levar mais chuva aos municípios atingidos pelo temporal da semana passada.

Foto: Divulgação

Destruição e muita lama nas ruas de Nova Friburgo | Foto: Divulgação

De acordo com o instituto, como a terra está encharcada e os rios estão com níveis elevados, o risco de novos desmoronamentos e transbordamentos permanece elevado nas próximas 48 horas.

O governo federal divulgou neste domingo um balanço das ações realizadas na Região Serrana. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social (Secom), 586 militares estão na região Serrana auxiliando no socorro às vítimas.

O Ministério da Defesa deslocou também para o local 12 helicópteros, 74 viaturas, três ambulâncias e duas retroescavadeiras. As Forças Armadas montam ainda um hospital de campanha e disponibilizaram um gerador e uma torre de iluminação para os municípios atingidos.

O Ministério da Saúde enviou à região atingida sete toneladas de medicamentos e insumos, além dos 50 funcionários de hospitais federais no Rio que atuam nos municípios atingidos como voluntários.

A Integração Nacional disponibilizou 4.000 barracas de lona para as vítimas, enquanto o Ministério do Desenvolvimento Social encaminhou 8.000 cestas de alimento de alimento para os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo e Areal.

Segundo o balanço, há ainda um reforço da Força Nacional de Segurança, que enviou 80 bombeiros, 130 policiais e 15 peritos para a região atingida.

Cabral decreta estado de calamidade pública em sete cidades

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, decretou estado de calamidade pública nos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Areal.

A decisão do governador visa a dar maior agilidade na contratação de serviços, aquisição de materiais e execução de obras nas áreas atingidas pelas fortes chuvas. O decreto de estado de calamidade pública permite dispensa de licitação para reabilitação das cidades mencionadas e destruídas.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário