sábado, 15 de janeiro de 2011

Em Areal, carro de som alertou população sobre risco de alagamento

Alerta permitiu que moradores saíssem de suas casas; ouça áudio.
Município da Região Serrana foi alagado pela cheia do Rio Piabanha.

Do RJ TV

Em Areal, município de 11 mil habitantes na Região Serrana do RJ, um aviso de "alerta máximo" feito por um carro de som impediu que os efeitos da cheia do Rio Piabanha, que corta a cidade, provocasse estragos ainda maiores (veja vídeo abaixo e ouça o áudio do alerta).

 

"A prefeitura municipal de Areal informa: alerta máximo. Em virtude das chuvas, solicitamos que os moradores das margens dos rios Preto e Piabanha fiquem de alerta máximo e se retirem para lugar seguro, pois o leito estará subindo nos próximos minutos", dizia a gravação.

A iniciativa simples e barata permitiu que várias famílias saíssem de suas casas a tempo. A chuva deixou três feridos no município, mas até o momento não há registro de mortos. O Rio Piabanha atingiu mais de seis metros e deixou várias áreas da cidades alagadas. Pelo menos 700 pessoas ficaram desabrigadas.

Segundo a prefeitura, na quarta-feira (12), as autoridades do município foram avisadas da abertura das comportas da barragem Morro Grande. Em função disso, um carro de som circulou pela cidade, alertando a população.

Parte dos moradores de Areal está isolada depois da abertura de uma cratera na ponte que liga o Bairro da Ilha à Rua Afonsina. O comércio está fechado e o hospital sem médicos. O atendimento a feridos e doentes está concentrado em postos de saúdes.

Mais de 550 mortos na Região Serrana

Subiu para 558 o número de vítimas na Região Serrana do Rio, segundo as prefeituras e o Corpo de Bombeiros de Itaipava.

Segundo o último levantamento, são 252 mortos em Nova Friburgo, 240 em Teresópolis, 18 em Sumidouro, 46 em Petrópolis e 2 em São José do Vale do Rio Preto. Outros dois municípios também tiveram áreas devastadas: Bom Jardim e Areal.  A Defesa Civil não descarta a possibilidade de haver vítimas fatais nessas cidades.

O governador Sérgio Cabral decretou luto oficial no estado do Rio de Janeiro por sete dias. O decreto, assinado na sexta-feira (14), entra em vigor na próxima segunda (17), quando será publicado no diário oficial.

Os serviços de água e luz ainda são precários na Região Serrana. Em Teresópolis, 60% da população ainda está sem água.

G1 - Chuvas no RJ

Um comentário:

  1. Pelas informações que chegaram a mim, isto não é verdade. Existem pessoas mortas em cima de arvores e dentro de carros no município de Areal. O Prefeito está enganado. E o pior. As pessoas estão sendo maltratadas pela defesa civil quando se fala em ajudar Areal. A representante da defesa civil fala que lá é outra administração. Que o problema de Areal é do prefeito.

    ResponderExcluir