sábado, 15 de janeiro de 2011

Rio foi alertado em 2008 sobre possível desastre, diz jornal

São Paulo - De acordo com reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo neste sábado, estudo encomendado pelo próprio governo do Rio de Janeiro alertava, já em 2008, sobre o risco de um possível desastre na região serrana do Estado, como o que ocorreu na segunda-feira.

Conforme apurado pelo jornal, o relatório informava que Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo eram justamente os municípios que corriam maior risco. Além disso, o estudo teria apontado a necessidade do mapeamento de áreas de risco e sugerido medidas como a recuperação da vegetação.

Região Serrana enfrenta a pior catástrofe de sua história

Castigada por um temporal que fez chover em 24 horas mais do que era esperado para todo o mês, a Região Serrana do Rio enfrenta desde a noite de terça-feira a pior catástrofe de sua história e uma das maiores do estado. Com o número de mortos, desabrigados, desalojados, feridos e desaparecidos, a tragédia já superou o registrado em janeiro de 2010 em Angra dos Reis e abril, na capital e Niterói.

Localidades inteiras foram soterradas por lama no município de Teresópolis. No bairro Caleme, uma represa da Cedae transbordou por causa da tromba d’água, provocando o deslizamento de encostas sobre casas e carros. Em Nova Friburgo, três bombeiros que seguiam para resgatar vítimas quando o carro onde estavam foi soterrado por uma avalanche.

Petrópolis também sofreu devastação em diferentes pontos. O Distrito de Itaipava foi o mais atingido. O soterramento de uma casa na localidade Vale do Cuiabá matou 12 pessoas de uma mesma família. Corpos foram recolhidos por moradores e depositados às margens de um rio à espera de resgate.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário