domingo, 16 de janeiro de 2011

O Novo balanço oficial: São 625 mortos na tragédia das chuvas na Região Serrana

Segundo o Climatempo, a formação de nuvens carregadas pode levar mais chuva aos municípios atingidos pelo temporal da semana passada

Rio - Segundo informações do último boletim oficial do Instituto Médico Legal (IML) e da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, a tragédia causada pelas chuvas na Região Serrana já contabilizou 625 mortos.

São 284 em Teresópolis,

São 263 em Nova Friburgo,

São 55 em Itaipava (distrito de Petrópolis),

São 19 em Sumidouro 

São 04 em São José do Vale do Rio Preto.

Voltou a chover forte em Nova Friburgo na tarde deste domingo. Uma barreira caiu na RJ-130, estrada que liga a cidade a Teresópolis, deixando a rodovia em mão única na altura de Córrego Dantas, em Friburgo.

A Defesa Civil municipal está pedindo através de comunicados nas rádios e TVs locais para que as pessoas fiquem em áreas seguras e não saiam. Os locais recomendados são o Centro da cidade, o bairro de Olaria e os abrigos.

Foto: Roberto Ferreira / Agência O Dia

Região Serrana do Rio chora pela morte de centenas de pessoas | Foto: Roberto Ferreira / Agência O Dia

Ainda pode chover forte na Região Serrana do Rio, pelo menos até quarta-feira. Segundo o Climatempo, a formação de nuvens carregadas pode levar mais chuva aos municípios atingidos pelo temporal da semana passada. De acordo com o Instituto, como a terra está encharcada e os rios estão com níveis elevados, o risco de novos desmoronamentos e transbordamentos permanece elevado nas próximas 48 horas.

O governo federal divulgou neste domingo um balanço das ações realizadas na Região Serrana. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social (Secom), 586 militares estão na região Serrana auxiliando no socorro às vítimas.

O Ministério da Defesa deslocou também para o local 12 helicópteros, 74 viaturas, três ambulâncias e duas retroescavadeiras. As Forças Armadas montam ainda um hospital de campanha e disponibilizaram um gerador e uma torre de iluminação para os municípios atingidos.

O Ministério da Saúde enviou à região atingida sete toneladas de medicamentos e insumos, além dos 50 funcionários de hospitais federais no Rio que atuam nos municípios atingidos como voluntários.

A Integração Nacional disponibilizou 4.000 barracas de lona para as vítimas, enquanto o Ministério do Desenvolvimento Social encaminhou 8.000 cestas de alimento para os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo e Areal.

Segundo o balanço, há ainda um reforço da Força Nacional de Segurança, que enviou 80 bombeiros, 130 policiais e 15 peritos para a região atingida.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário