quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Em uma semana, Bope resgata mais de 800 vítimas na Região Serrana

PMs ficarão na região pelo tempo necessário para resgate de vítimas.
Número total de mortos na região passa de 760 desde terça (11).

Rodrigo ViannaDo G1 RJ

Em uma semana, policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) resgataram 816 vítimas das chuvas que atingiram a Região Serrana do Rio. A Polícia Militar informou nesta quinta-feira (20) que 60 policiais do Bope, do Grupamento Aéreo Marítimo (GAM) e do Grupamento Especial de Salvamento e Ações de Resgate (GESAR) estão na região desde a última quinta (13).

Policiais do Bope ajudam no resgate de vítimas da Região Serrana

Policiais do Bope ajudam no resgate de vítimas da Região Serrana (Foto: Divulgação / Polícia Militar)

Dos 816 resgates realizados, de acordo com a PM, 645 foram de vítimas com vidas e sem ferimentos, 13 feridos, 8 mortos e 150 atendimentos assistenciais. Além disso, as equipes conseguiram desobstruir 17 vias. O número de mortos em toda a região deste terça-feira (11)passa de 760 em seis cidades, segundo prefeituras e Defesa Civil.

Os locais atendidos até o momentos foram: São Geraldo, Pilões, Campo Coelho, Vale dos Pinheiros, Santo André, Conquista, Vieira, Prainha, Solares 1 e 2, Mariana, Sumidoro, Bonsucesso, Gramandu, Três Cachoeiras, São José do Vale do Rio Preto e Sabastiana. Os PMs ficarão na região pelo tempo necessário para resgate de vítimas.

Bebê que sobreviveu às chuvas na Região Serrana foi resgatado por um policial do Bope

Bebê que sobreviveu à tragédia na serra foi salvo
por um policial (Foto: Divulgação / Polícia Militar)

Segundo o capitão Ivan Blaz, a base do Bope foi montada no Campo de Coelho, mesmo local onde, mais cedo, ocorreu um acidente com um helicóptero militar. Em nota, o Comando Militar do Leste (CML) afirmou que queda foi devido a um forte vento quando a aeronave pousava. Peritos irão investigar as causas do acidente.

Ainda de acordo com o Exército, cinco pessoas que estavam a bordo ficaram feridas, sendo três militares e dois voluntários da Cruz Vermelha. Todos tiveram ferimentos leves e foram levados para um hospital da região.

No entanto, a assessoria de comunicação da Cruz Vermelha informou que apenas o presidente da Cruz Vermelha de Teresópolis, Herculano Abraão, estava no helicóptero. Ele sofreu escoriações leves e foi atendido no Hospital de Campanha dos bombeiros em Nova Friburgo. Segundo a assessoria da Cruz Vermelha, ele passa bem.

De acordo com a Força Nacional de Segurança (FNS), não há mais áreas isoladas e algum tipo de assistência já chegou até nas regiões de difícil acesso.

Recuperação das estradas

As rodovias de acesso à região estão sendo recuperadas. Na RJ-116, por exemplo, o tráfego ainda está em sistema de pare e siga em dois trechos: no km 75, em Muri, onde está sendo concluída a obra de recuperação do sistema de drenagem da pista, com instalação de manilhas e realização de aterros, e no km 92, no Vale do Tainá, onde por enquanto só é permita a passagem de veículos leves.

G1 - Chuvas no RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário