segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Funcionários da Prefeitura relatam momentos de pânico durante tiroteio no São Carlos

Rio - Funcionários da Prefeitura relataram os momentos de pânico vividos na manhã desta segunda-feira. Uma operação policial realizada em comunidades do Estácio e do Catumbi terminou sem vítimas, mas causou prejuízos.

O prédio da administração municipal e um helicóptero da TV Globo acabaram alvejados por tiros e a aeronave acabou precisando realizar um pouso forçado no Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste.

Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia

Janela da sede da Prefeitura destruído por tiros: Por sorte ninguém ficou ferido | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia

No prédio principal, pelo menos cinco janelas foram alvejadas, duas delas no 14º andar, uma das sessões reservadas para o gabinete do prefeito Eduardo Paes. Janelas no 10º andar, onde funciona a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, e no 5º andar, que abriga a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, também foram atingidas. O edifício anexo foi alvejado numa janela do 11º andar.

O técnico de processamento de dados Claudio Ribeiro, de 47 anos, trabalhava em sua sala, localizada no 10º andar do prédio onde funciona a Previ-Rio, e falou sobre o incidente. "Foi um susto muito grande e só depois de um tempo é percebemos que eram tiros. Só pensei em me esconder atrás do ar-condicionado", disse ele.

Já Afonso de Moraes, de 58 anos e 22 trabalhando na Divisão de Admissão da Prefeitura, ao ouvir o estrondo em sua sala, já sabia que se tratavam de tiros vindos do Morro de São Carlos. "Estava subindo os andares do meu prédio e ouvi os estrondos. Quando cheguei na minha sala e vi o estrago já sabia que eram disparos vindos do São Carlos", afirmou.

Pelo menos 150 policiais de sete delegacias especializadas, com o apoio de helicóptero, fizeram uma grande operação nas comunidades dos morros do Zinco, São Carlos e Querosene, no Estácio, e da Mineira, no Catumbi, na Zona Norte do Rio nesta segunda-feira.

Segundo informações do delegado Ronaldo Oliveira, diretor de Policia Especializada da Policia Civil, a meta da ação foi combater o tráfico de drogas, identificando componentes das quadrilhas que atuam nas comunidades.

Houve reação dos criminosos e uma intensa troca de tiros ocorreu entre eles e os policiais. Um homem, ainda não identificado, foi ferido de raspão na cabeça, mas, apesar do sangramento, o ferimento não foi grave. Suspeito de ligação com o tráfico, ele foi detido para averiguação. Outro foi preso com uma escopeta.

Três outros bandidos teriam sido feridos na troca de tiros, mas conseguiram fugir para uma mata próxima ao Morro da Mineira. Policiais vasculharam a área em busca desses e de outros criminosos que fugiram para o local.

Polícia derruba muros de contenção do tráfico

O helicóptero da polícia foi alvo de disparos, mas não chegou a ser atingido.

Policiais derrubaram dois muros, no alto do Morro da Mineira, que serviam de escudo para bandidos. Dali, os traficantes atiravam em quem subia a Rua Itapiru.

A polícia ocupa os pontos principais dos três morros. Foram apreendidos até agora cerca de 300 quilos de maconha.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário