domingo, 16 de janeiro de 2011

Buscas por desaparecidos na Região Serrana do Rio entram no 5º dia

Número de mortos subiu para 628, segundo as prefeituras.
O número de desabrigados e desalojados na região passa de 13 mil.

Do G1 RJ

Na RJ-116, próximo a Nova Friburgo, o cenário é caótico Na RJ-116, próximo a Nova Friburgo, o cenário é caótico (Foto: Tássia Thum/G1)

O número de mortos após as chuvas na Região Serrana do RJ chegou a 628, segundo as prefeituras.

Pelos últimos levantamentos dos municípios, são 284 mortos em Nova Friburgo, 267 em Teresópolis, 56 em Petrópolis,19 em Sumidouro e 2 em São José do Vale do Rio Preto. A maioria dos corpos já foi sepultada.

Em Teresópolis, a prefeitura informou que a Central de Cadastro de Desaparecidos recebeu a reclamação de que 88 pessoas estariam desaparecidas. Em Petrópolis, há 36 desaparecidos, segundo a prefeitura. Em Sumidouro, há outros cinco. Já em Nova Friburgo, a prefeitura informou que não há levantamento sobre desaparecidos.

Já a Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil informou que o número de mortos é 626, sendo 283 em Nova Friburgo, 268 em Teresópolis, 56 em Petrópolis e 19 em Sumidouro. O número de desabrigados e desalojados chega a 13.830, segundo o governo do estado.

Segundo a Polícia Civil, 625 corpos já foram identificados pelos peritos do IML (Instituto Médico Legal), sendo 284 em Teresópolis, 263 em Nova Friburgo, 55 em Petrópolis, 19 em Sumidouro e 4 em São José do Vale do Rio Preto.

O governador Sérgio Cabral decretou estado de calamidade pública em sete cidades: Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Areal.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, Mário Sérgio Duarte, comerciantes que se aproveitarem da tragédia para aumentar de maneira abusiva os preços de produtos nas áreas afetadas serão levados para a delegacia. Na capital do estado, os preços de verduras e legumes dispararam.

Chuva interrompe buscas

Bombeiros, técnicos da Defesa Civil, militares e voluntários entram neste domingo (16) no 5º dia de buscas por corpos e moradores que ainda estão em regiões isoladas.

A chuva forte interrompeu os trabalhos de busca em Petrópolis no começo da tarde. Em Itaipava, os trabalhos estão concentrados principalmente no Vale do Cuiabá, local mais atingido pelas chuvas.  Uma equipe da Aeronáutica seguiu de helicóptero para a localidade de Brejal, onde cerca de 80 pessoas estão ilhadas.

Nesta segunda-feira (17), começa a funcionar o hospital de campanha montado no Centro de Exposições de Itaipava.

Os municípios da Região Serrana continuam com serviços de água e luz precários.

G1 - Chuvas no RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário