quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Equipe que atuou no Bumba e no Haiti reforça buscas na Região Serrana

Segundo Secretaria, foram enviados mais 150 bombeiros pra região.
Bombeiros resgataram bebê de seis meses em Nova Friburgo.

Do G1 RJ

O trabalho de resgate das vítimas da tragédia causada pela chuva na Região Serrana do Rio é reforçado por homens do Grupamento de Busca e Salvamento que atuaram no Morro do Bumba, em, Niterói, em Angra dos Reis e no Haiti. Segundo a Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil, foram enviados mais 150 bombeiros pra região, que já conta com mais de 800 homens desde terça-feira (11).  
A equipe do Grupamento de Busca e Salvamento ajudou no resgate de um bebê de seis meses, por volta das 20h30 desta quarta-feira (12), dos escombros no centro de Nova Friburgo. Os bombeiros que trabalharam no resgate ficaram bastante emocionados e vibraram bastante quando conseguiram retirar o bebê, um menino, sem arranhões.
O pequeno Nicolas estava vestido com apenas uma blusa e não chorou em nenhum momento: "Agradeço a Deus. Isso é um milagre", disse, bastante emocionado, Ademilson Guimarães, avô do bebê, que foi encaminhado por pediatras para o Hospital Raul Sertã.
Segundo o capitão Leonard, oficial médico do Corpo de Bombeiros, o resgate foi possível graças a experiência da equipe. "Esse resgate foi emocionante e se deve à equipe altamente qualificada que atuou no Bumba e no Haiti", disse o oficial, lembrando da atuação dos bombeiros em outras tragédias.

Chuvas em ItaipavaEm Petrópolis, o distrito de Itaipava foi um dos mais atingidos  (Foto: Aluizio Freire/G1)

Os bombeiros também resgataram com vida o pai de Nicolas, Wellington da Silva Guimarães, de 25 anos, que também estava sob os escombros. A mulher e a sogra de Wellington, no entanto, continuam soterradas, mas até o momento os bombeiros não conseguiram localizá-las. Os trabalhos de resgate já duram mais de cinco horas.
Marinha disponibiliza helicópteros
Em resposta a um pedido do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, a Marinha colocou à disposição dois helicópteros (um Esquilo e um Super Puma) para o transporte de pessoal e equipamentos dos bombeiros. Esses helicópteros se juntam a outros cinco do governo do estado na missão de carregar equipes e equipamentos serra acima.
O vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, está na Região Serrana acompanhando o trabalho de resgate a vítimas. Cabral visita a região na quinta.

Na noite de quinta, a presidente Dilma Rousseff assinou uma medida provisória que destina R$ 780 milhões para os municípios do Rio de Janeiro e São Paulo atingidos pelas chuvas. Na quinta-feira (13), ela vai sobrevoar de helicóptero a região fluminense.

G1 - notícias em Rio de Janeiro

Um comentário: