quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

UPP no Engenho Novo será instalada em 30 dias.

Efetivos nas comunidades pacificadas será de 200 homens

Rio - A 14ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), que atenderá os Morros do São João, Matriz, Quieto e Sampaio, no Engenho Novo, será inaugurada em 30 dias e contará com o patrulhamento de 200 policiais militares. As informações foram passadas, nesta quinta-feira, pela Secretaria de Segurança Pública.

>>FOTOGALERIA: Bope toma favelas do Engenho Novo

"Não havia como operar no Morro dos Macacos sem que a costa posterior da elevação fosse dominada pela Polícia Militar", disse o capitão Ivan Blaz, porta-voz da PM.

Foto: Severino Silva / Agência O Dia

Policiais do Bope em guarda no Morro do Quieto | Foto: Severino Silva / Agência O Dia

Por volta de 7h30, 250 policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) iniciaram a ocupação das comunidades do Engenho Novo. Em aproximadamente 1h30 a região estava dominada. Os batalhões de Choque (BPChq), 3º (Méier) e do 6º (Tijuca) deram apoio à ação ao montar barreiras nos acessos às favelas. Um caminhão, dois blindados (Caveirões) e uma retroescavadeira, usada para remoção de obstáculos, acompanham o trabalho.

Para o capitão e porta-voz da Polícia Militar, Ivan Blaz, a situação é tranquila, mas o Bope continua a agir com cautela. "A gente sabe que muitos marginais se escondem em casas para se passar por moradores. Então a gente vai agir com tranquilidade, mas com cautela", completou Blaz.

De acordo com Secretaria de Segurança Pública, a pacificação do Engenho Novo beneficiará diretamente 12 mil pessoas, entre moradores e vizinhos, nos bairros da Abolição, Cachambi, Encantado, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Jacaré, Lins de Vasconcelos, Riachuelo, Rocha, Sampaio, São Francisco Xavier, Água Santa e Todos os Santos.

Pacificação sem resistência

De acordo com informações da Polícia Militar, não houve confronto e a situação é de tranquilidade. O Bope já concluiu a instalação de uma base que será usada para monitorar a operação de ocupação dos morros. A base montada pelo Bope fica no Ciep Santo Agostinho, local que há dois anos servia como esconderijo de armas para traficantes.

De acordo com o capitão Ivan Blaz, porta-voz da PM, a ocupação das comunidades é estratégica, já que bandidos que roubavam carros nas avenidas Barão do Bom Retiro e Marechal Rondon, vias que ligam a Zona Norte ao Centro, se refugiavam nas favelas.

A ação no Engenho Novo constitui a segunda etapa da parte final de pacificação da Zona Norte - a primeira foi concluída com a instalação, no dia 30 de novembro, da UPP do Morro do Macacos, em Vila Isabel. A Secretaria de Segurança Pública informou que uma terceira fase será necessária para que o programa chegue nos Morros do Encontro e da Cachoeirinha, já no Lins de Vasconcelos.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário