segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Sobe para 661 número de mortos na Região Serrana

Os dados da Polícia Civil incluem o município de Bom Jardim com um morto

Rio - O número de vítimas fatais na Região Serrana do Rio subiu para 661, na tarde desta segunda-feira. De acordo com o balanço oficial da Polícia Civil, referente às buscas e ao resgate de corpos no local da tragédia,

Teresópolis contabiliza 275 mortos,

Nova Friburgo 306,

Bom Jardim 01 morto,

Itaipava (Petrópolis) 56,

Sumidouro 19

São José do Vale do Rio Preto, 04 mortos.

Foto: Fernando Souza / Agência O Dia

Bombeiros resgatam três corpos de uma família em sítio no Centro de Nova Friburgo | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia

Prefeituras de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo formalizaram nesta segunda-feira a criação de um consórcio intermunicipal para a reconstrução das três cidades, as mais afetadas pelas chuvas na região serrana do Rio de Janeiro.

Segundo os prefeitos, o objetivo é fazer ações coordenadas, estabelecer cooperação técnica e científica e elaborar projetos para a captação de recursos.

Ainda conforme as administrações municipais, o acordo era articulado desde o final de 2009 para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região, mas foi agilizado em função da situação de calamidade pública nas três cidades.

Chuva até quarta-feira

Foto: Fernando Souza / Agência O Dia

Teresópolis do alto: cenário de devastação | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia

Ainda pode chover forte na Região Serrana do Rio, pelo menos até quarta-feira. Segundo o Climatempo, a formação de nuvens carregadas pode levar mais chuva aos municípios atingidos pelo temporal da semana passada.

De acordo com o instituto, como a terra está encharcada e os rios estão com níveis elevados, o risco de novos desmoronamentos e transbordamentos permanece elevado nas próximas 48 horas.

O governo federal divulgou neste domingo um balanço das ações realizadas na Região Serrana. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social (Secom), 586 militares estão na região Serrana auxiliando no socorro às vítimas.

O Ministério da Defesa deslocou também para o local 12 helicópteros, 74 viaturas, três ambulâncias e duas retroescavadeiras. As Forças Armadas montam ainda um hospital de campanha e disponibilizaram um gerador e uma torre de iluminação para os municípios atingidos.

O Ministério da Saúde enviou à região atingida sete toneladas de medicamentos e insumos, além dos 50 funcionários de hospitais federais no Rio que atuam nos municípios atingidos como voluntários.

A Integração Nacional disponibilizou 4.000 barracas de lona para as vítimas, enquanto o Ministério do Desenvolvimento Social encaminhou 8.000 cestas de alimento de alimento para os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo e Areal.

Segundo o balanço, há ainda um reforço da Força Nacional de Segurança, que enviou 80 bombeiros, 130 policiais e 15 peritos para a região atingida.

Identificação de corpos

A Polícia Civil informou, nesta segunda-feira, que será enviada mais uma equipe de papiloscopistas e legistas para a Região Serrana, nesta terça-feira, a fim de dar continuidade ao trabalho de identificação dos corpos.

A volta será por volta das 20h30, policiais do Serviço Aeropolicial (SAER) estarão desembarcando no heliponto da Lagoa Rodrigo de Freitas com suas histórias e dramas vivenciados na Região Serrana.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário