sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O Número de mortos passa de 780 na Serra

A tragédia que mudou a geografia da Região Serrana começou na noite do dia 11 de janeiro

Rio - Subiu para 790 o número de mortos na tragédia da região serrana do Rio, com a enxurrada que atingiu vários municípios na madrugada do dia 12. O balanço é da Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado.

Nova Friburgo é o município mais castigado pelo temporal teve até agora com 381 mortos, Teresópolis contabiliza 316 vítimas, Petrópolis tem 66 e Sumidouro 22 mortos. Já São José do Vale do Rio Preto contabiliza quatro mortos e Bom Jardim, uma vítima fatal.

Nova Friburgo - 381 mortos

Teresópolis     – 316 mortos

Petrópolis       66 mortos

Sumidouro      -  22 mortos

S J V R Preto   -  04 mortos

Bom Jardim    -  01 morto.

Petrópolis é a cidade da região serrana com maior número de desalojados: ao todo são 3.600. O município tem ainda 2.800 desabrigados. Nova Friburgo soma 3.220 desalojados e 1.970 desabrigados. O município de Teresópolis tem 960 desalojados e 1.280 desabrigados.

Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia

Casa no condomínio Lago dos Patos, em Nova Friburgo, é destruída após as chuvas | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia

O último balanço oficial da Polícia Civil registrou 765 mortos, sendo 367 vítimas fatais em Nova Friburgo, 309 em Teresópolis,  63 em Petrópolis, 21 em Sumidouro, quatro em São José do Vale do Rio Preto e uma em Bom Jardim.

Região Serrana enfrenta a pior catástrofe de sua história

Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia

Sapataria no Centro de Teresópolis teve queda de cerca de 70% nas vendas: setor deve se reerguer em 45 dias, disse presidente da associação | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia

Castigada por um temporal que fez chover em 24 horas mais do que era esperado para todo o mês, a Região Serrana do Rio enfrenta desde a noite da terça-feira 11 de janeiro a pior catástrofe natural do Brasil. Com o número de mortos, desabrigados, desalojados, feridos e desaparecidos, a tragédia já superou o registrado em janeiro do ano passado, em Angra dos Reis e, em abril, na capital e Niterói.

Localidades inteiras foram soterradas por lama no município de Teresópolis. No bairro Caleme, uma represa da Cedae transbordou por causa da tromba d’água, provocando o deslizamento de encostas sobre casas e carros. Em Nova Friburgo, três bombeiros que seguiam para resgatar vítimas quando o carro onde estavam foi soterrado por uma avalanche.

Petrópolis também sofreu devastação em diferentes pontos. O Distrito de Itaipava foi o mais atingido. O soterramento de uma casa na localidade Vale do Cuiabá matou 12 pessoas de uma mesma família. Corpos foram recolhidos por moradores e depositados às margens de um rio à espera de resgate. Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto, também cidades da região, também contabilizam mortos.

As informações são da Agência Brasil

O DIA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário