quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Ex-prefeito de Nova Friburgo e filho estão desaparecidos

Eles estavam num sítio em Campo do Coelho, que foi devastado pela chuva.
Tragédia já fez mais vítimas que Morro do Bumba e Angra dos Reis juntos.

Do G1 RJ

Ambulância em Friburgo

Na quarta-feira (12), três bombeiros morreram soterrados em Friburgo (Foto: Jadson Marques/AE)

O ex-prefeito de Nova Friburgo, Paulo Azevedo, e o filho Mateus estão entre os desaparecidos depois da chuva que começou a cair na noite de terça-feira (11) e devastou pelo menos três municípios da Região Serrana do Rio: Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis.

De acordo com informações da assessoria da prefeitura de Nova Friburgo, Azevedo e o filho estavam num sítio no bairro de Campo do Coelho, que foi devastada pela chuva. A casa onde eles estavam foi soterrada por pedras e lama.

Desde a noite de terça-feira (11) o número de mortos não para de subir.

Outras tragédias

A chuva que devastou a Região Serrana do Rio esta semana já matou mais gente que a tragédia de Angra de Reis, no início do ano passado, e as chuvas de abril, que arrasaram locais como o Morro dos Prazeres, na capital fluminense, e no Morro do Bumba, em Niterói, na Região Metropolitana.

Ano passado, em Angra, no Litoral Sul Fluminense, 53 pessoas morreram na enseada no Bananal, na Ilha Grande, e no Centro da cidade, no Morro da Carioca. No Rio e Grande Rio, foram 257 mortos, sendo 30 no Morro dos Prazeres e 45 no Bumba. Juntos, os episódios de 2010 somam 310 mortes.

“Em 28 anos de vida pública, nunca vi coisa igual. Em cinco anos no governo do estado, essa é a pior tragédia. Em Friburgo, choveu 280 mm. No Bumba, não chegou a 100mm. Em Angra, 120mm. No Centro de Friburgo, prédios desabaram com a violência de uma enxurrada que eu nunca vi. Se tem um enfrentamento que a gente tem que fazer é tirar pessoas das áreas de risco”, disse o vice-governador Pezão, em entrevista ao RJTV.

O trabalho de resgate das vítimas da tragédia causada pela chuva na cidade é reforçado por homens do Grupamento de Busca e Salvamento que atuaram no Morro do Bumba, em, Niterói, em Angra dos Reis e no Haiti. À noite, integrantes desse grupamento resgataram com vida um bebê de seis meses de idade. Também resgatado com vida, o pai dele passou 15 horas soterrado, abraçado ao filho.

A Defesa Civil da prefeitura de Petrópolis explica que “toda vez que chove muito nos municípios de Teresópolis e Nova Friburgo, a água que desce da serra provoca o transbordamento do rio Santo Antônio, causando os alagamentos”.

G1 - notícias em Rio de Janeiro

2 comentários:

  1. O ex prefeito e seu filho, infelizmente, foram encontrados mortos ainda agora. Lamentável essa situação.

    ResponderExcluir
  2. É imperioso nesse momento que todos os órgãos responsáveis tambem divulguem listagens com os nomes das vítimas de Nova friburgo,uma vez que não temos acesso as cidades atingidas pela tragédia.Seria também muito util a divulgação dos nomes das pessoas que encontram-se abrigadas em escolas e quadras de eportes.

    ResponderExcluir