terça-feira, 1 de setembro de 2009

Imagens mostram detento fugindo de presídio vestido de mulher

Ele estava maquiado e carregava sacola.
Seap abriu sindicância para apurar caso.

Do G1, no Rio

 

As imagens de uma das câmeras de segurança do Conjunto Penitenciário de Bangu, na Zona Oeste, mostram o momento em que um preso, vestido de mulher, consegue escapar do presídio.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio (Seap), ele estava vestido de mulher e usava peruca e maquiagem.

Veja ao lado as imagens da fuga
A Seap abriu uma sindicância para investigar a fuga. O resultado deve sair em até 30 dias. Os agentes e servidores que trabalharam no dia da fuga estão afastados do setor. O foragido é Vilcir Ferreira da Costa. Ele estava no presídio Plácido de Sá Carvalho e conseguiu escapar no dia 15 de agosto.

De acordo com a Seap, o preso teria aproveitado o dia de visitas para fugir no meio de mulheres que foram visitar outros detentos.

Inspetores sob suspeita

O secretário de Administração Penitenciária, coronel Cesar Rubens Monteiro, não descarta a participação de inspetores na fuga.

“Com certeza houve no mínimo quebra das regras básicas de segurança no que diz respeito à saída dos visitantes das unidades prisionais por parte dos inspetores de serviço”, declarou o secretário. 

Imagens mostram fuga

Monteiro disse que vai examinar as imagens captadas pelo sistema de monitoramento e pelas câmeras do Complexo de Bangu para avaliar as circunstâncias da fuga. Com o material, a Seap espera descobrir se houve ajuda de agentes e de outros servidores na fuga.

“É lamentável que isso ocorra, apesar dos esforços que temos feito, investindo pesados recursos na formação e na qualificação dos servidores e ainda em tecnologia de ponta, visando a aperfeiçoar o sistema de segurança das unidades”, declarou o secretário.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário